Sociedade Espírita Meimei

Conheça a história da SEM

Conheça nossa história

Free HTML5 Template

A Sociedade Espírita Meimei, iniciou suas atividades no dia 02 de setembro de 1984, data da aprovação do seu estatuto e da composição da primeira diretoria. Nasceu com a disposição de um pequeno grupo, de 9 pessoas, com esforço, dedicação e força de vontade. Abraçou um ideal no bem e conseguiu construir a sua instalação física.

Acreditando, “que fora da caridade não há salvação” e a “fé sem obras é morta”, em 31 de outubro do mesmo ano decidiu-se pela fundação do Dispensário Espírita Meimei, cujo propósito na área assistencial era o de atender as crianças carentes no sistema de semi-internato, mas tarde no sistema de internato, proporcionando aos assistidos, alimentação, assistência médica, medicamentos, roupas, etc, o que aos poucos foi estendido aos familiares onde foi formado a Caravana Fraterna que tinha por objetivo o de visitar as famílias assistidas, proporcionando a elas conforto material, espiritual e orientações dentro das possibilidades dos caravaneiros.

Para melhor atender as famílias assistidas e para que elas ficassem mais próximas dos filhos que estavam no dispensário e até mesmo criar um motivo a mais para que os pais não se distanciassem dos filhos, e objetivando estreitar os laços em família, foi criado o “Domingo Fraterno”, com encontros nos primeiros e terceiros domingos de cada mês. Participavam entre 150 a 200 pessoas em cada domingo, onde era servido um almoço. Antes, porém, eles recebiam palestras com informações envolvendo: educação dos filhos, vivência em família, ética, moral, cidadania, higiene, valor do trabalho, do estudo, etc.

O trabalho do dispensário hoje está sendo realizado pelas trabalhadoras da Sociedade Espírita Meimei, Tia Jacyra e Tia Alba, pois elas acabaram se identificando e assumindo o trabalho direto com as crianças.

Outro trabalho assistencial que iniciou na Sociedade Espírita Meimei foi os cursos de informática para jovens carentes dos 12 aos 25 anos. Esse trabalho foi ampliado em outro espaço.

Graças ao esforço de seus trabalhadores as atividades iniciadas na Sociedade Espírita Meimei não têm terminado, mas sim ampliadas, recebendo o reconhecimento da comunidade mourãoense.

Em 2000 foi iniciada uma nova atividade, ofertando cursos de alfabetização, crochê, tricô, bordado e culinária. Da mesma forma que nas outras atividades, as frequentadoras, além de receber as informações necessárias para o aprendizado dos cursos oferecidos, recebem acompanhamento de visitas nas casas, e de palestras que buscam oferecer conhecimentos na construção de uma sociedade democrática e solidária, valorizando o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões, bem como construir uma imagem positiva de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela legitimação das normas morais que garantam, a todos, essa realização. Oferecido ainda, informações: de higiene, educação de filhos, vivência familiar e em comunidade, religiosidade, respeitando acima de tudo a crença e a religião de cada um, buscando despertar os valores da vida, que necessitam como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel na sociedade. Infelizmente, esse projeto foi finalizado em 2004. Mas a intenção de voltar ainda está entre os trabalhadores.

Todo o trabalho assistencial da Sociedade Espírita Meimei é realizado por companheiros que se eximam de perceber ordenados, colaborando com finalidade cristã, gratuitamente. As doações e donativos recebidos apresentam, periodicamente, relatórios estatísticos e financeiros, demonstrativos das atividades desenvolvidas, como satisfação justa e necessária aos cooperadores.